Rádio J-Hero

quinta-feira, agosto 21, 2014

Dos primórdios do mangá a Osamu Tezuka xD


 
"Olá pessoas! Vim falar um pouco sobre a história do mangá e sua criação. Tipo, como surgiu e quando. Essas coisas! 

 E aqui vamos nós para mais uma nova matéria. Desta vez a matéria é de autoria de uma das nossas amigas, companheiras de zoeira e grande colaboradora do blog, Mizore ou Lily! Reza a lenda que seu nome de batismo é Liliane Melo. xP kkkkk...

xD Vamos a matéria!

 A História do Mangá

Então. Foi no século XI ou XIX? O.õ De uma coisa eu sei, os mangás têm raízes no período Nara (século VIII d.C).
Segundo os entendidos no assunto, os mangás nasceram no século XIX. Mas, algumas pessoas acreditam que foram bem antes, no século XI, que foi quando surgiram as primeiras imagens de humor em pergaminhos. 
Explicando a origem da palavra "MANGÁ". Ela foi criada por um artista de um estilo de pintura bem comum no Japão, o Ukiyo-e ou estampa japonesa. O nome do artista era Katsuhika Hokusai. Foi ele mesmo que teve a ideia de fazer desenhos em sucessão para depois encaderná-las. "Man" que significa "Involuntário" e "GA" que significa "desenho", resultando em uma tradução como: "Desenho Involuntário".
Outro artista, pegando um pouco a ideia de Hokusai, chamado de Rakuten Kitazawa, aprimorou essa técnica de desenho criando as primeiras histórias em quadrinhos com personagens fixos.
Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, nossos queridos mangás iam bem. Até sua produção declinar. Ç.Ç Pois é, faltou papel. ¬.¬ Mais esse não foi em si o grande problema, ainda teve a censura que atrapalhava e muito as produções.

Muito bem. A guerra acabou. Então tiveram que começar tudo do zero. Afinal, o país precisava de alguma distração em tempos tão difíceis.

Houveram duas formas de divulgação dos mangás. A primeira e mais interessante foi a dos "Teatros de papel" ou Kamishibai. Um grupo de pessoas saiam as ruas encenando histórias que haviam sido publicadas em quadrinhos. (E eu aqui revirando a cachola imaginando como seria esse teatro ambulante /o.O). Outra maneira e não menos importante eram as "gibitecas" ou Kashibon. A essa altura do campeonato as indústrias de mangás estavam falindo muito rapidamente. As Kashibons alugavam mangás para o entretenimento do público. E pasmem! Por apenas trinta centavos! E nossa! Como gostaria que o preço fosse ainda hoje! Ç.Ç

Abrem-se as portas para um novo mercado. O surgimento de um mestre na arte de desenhar, Osamu Tezuka.

Uma colônia. Foi o que os Estados Unidos resolveram tornar o Japão. Costumes e culturas misturas, lançadas sobre o país. Então as portas econômicas começaram a se abrir. Daí surgi o que mais tarde seria conhecido como o "Deus do mangá", o "Pai da narrativa", o "Pai do anime". Quem é ele? Claro! Osamu Tezuka.
Assim como outro grande mangaká (termo utilizado para designar quem desenha mangás), Masashi Kishimoto - Sim, criador de Naruto ^-^.
Nascido em  03/11/1928. Sempre foi muito fã das criações de Walt Disney e consequentemente do cinema de Hollywood.
Foi aí que Tezuka Sensei resolveu introduzir em seus mangás alguns estilos e características diferentes e dinâmicas. E fez bastante sucesso com o público recém americanizado.
Osamu também é o criador de uma das melhores e insubstituíveis obras, Astro Boy. Outras de suas inesquecíveis produções foram: "O Leão Branco" que Disney copiou criando o "O Rei Leão" e "Adolf".
Sobre parcerias, teve uma que ficou para história brasileira. Isso mesmo! Brasileira! u.U Tezuka era muito amigo de um dos representantes mais que ilustres na arte do desenho, Maurício de Souza, criador da "Turma da Mônica" e "Turma da Mônica Jovem".

Com tanta reviravolta no mundo dos mangás. Entre declínios e ascensões. A principal responsável mesmo pelo crescimento das produções de mangás foram as Gibitecas. A partir delas autores diferentes e desconhecidos foram se revelando ao mundo. (¬¬ No melhor sentido possível pessoal. Olha a mente hentai de vocês hein) XD.
Esse serviço prestado pelas gibitecas foi chamando a atenção de editoras. E aí o negócio andou de vez. Foi em 1947 que surgiu a primeira e exclusiva publicação sobre mangás. Revistas especializadas vinham com duzentas páginas com entre quinze e vinte capítulos de histórias diferentes. Tais revistas eram impressam em papel jornal em preto e branco mesmo e eram descartáveis. 
Em 1956 foi o ano em que mangás com uma consistência mais adulta e madura, mais dramática e profunda, foram ganhando força.
E hoje em dia existem mangás de todos os estilos e públicos para todos os gostos e idades.
Para mantê-los informados aqueles que queiram seguir a profissão de mangaká. Essa indústria movimentam bilhões por ano. O ganho é excelente mais para chegar no nível de Osamu Tezuka, Masashi Kishimoto, Akira Toryama, Maurício de Souza ou outro grande e ilustre artista de desenho, você terá que ralar muito, estudar bastante e focar naquilo que deseja de verdade. ^_^ Nunca pense em desistir! Quem sabe você não chega lá também e publique sua obra na Shonen Jump por exemplo?! Já pensou? :3
Quem sabe em breve falaremos mais sobre o mundo dos mangás?! ^____^ Até a próxima! Espero que tenham gostado da matéria e de mim! :3

Por: Lily Melo".


E aí galerinha? Curtiram a matéria da Lily? Em breve teremos muitas mais e de outros integrantes do Grupo Sinistra também. ^_^

Domo Arigatou Gozaimashita Minna! u______u

Nenhum comentário: